Pesquisar neste blogue

domingo, 31 de janeiro de 2010

Está a chegar o entrudo... com ele chega o bucho e companhia...



É verdade... o entrudo ou carnaval como lhe prefiramos chamar, está a chegar e como é tradição, vem também o famoso bucho acompanhado das verduras que o campo traz à mesa de cada beirão.
Precedido da 5ª feira de Amigos, 5ªfeira de Comadres, 5ªfeira de Compadres e Domingo Gordo, o Entrudo está mesmo aí... estamos já em contagem decrescente... aproveite estes dias para visitar a loja "Produtos da Terra" e experimente os buchos, bechigos, chouriças, farinheiras e morcelas.

O BUCHO

"O Bucho é a peça mais peculiar do enchido raiano. É preparada com pedaços de carne do porco dos ossos, cabeça, rabo e orelha, que, após colocada em vinha de alhos, dá enchimento à bexiga ou ao palaio do porco. Depois de cheio o bucho dependura-se com o demais enchido nos varais do fumeiro.
O Entrudo, em especial o Domingo Gordo, era a ocasião propícia a comer o bucho, sendo da tradição que a família se reúna em convívio para se refastelar com a peça. Confecciona-se introduzindo-o numa larga panela de ferro, envolto em pano de linho, que evitará que rebente durante a fervedura. Mantido em lume brando, o cozimento durará pelo menos três horas, após o que irá à mesa dentro de barranha de barro, ladeado por batatas cozidas e abundância de grelos de nabos, cujo marujar servirá de desenfastio."

In Blog "Capeia Arraiana" .

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Requeijão fresco todos os dias!...



Muito conhecido e saboroso, o requeijão é obtido a partir do soro que escoa da francela durante a laboração do queijo. Este soro é aquecido até à ebulição deixando-se depois arrefecer à temperatura ambiente. Obtém-se um preparado líquido com pequenos flocos brancos dispersos que era tradicionalmente distribuído por pequenos cestos de verga fina de castanheiro, hoje substituídos por material higienizável, donde escorre o líquido denominado "sorelho", "rescaldão", uma vez escorrido, a massa branca e espessa que resta constitui o requeijão.
Ao seu sabor fresco juntam-se propriedades terapêuticas derivadas do seu alto valor nutritivo, sendo símbolo, por excelência, de uma alimentação saudável.
Poderá, ainda, experimentar o seu excelente sabor acompanhado de mel ou doce de abóbora.

Temos requeijão fresco todos os dias... reserve já!... 962 808 206

Também temos queijo fresco.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

"O Português" tem nova imagem


O Lagar Oleícola do Cruzamento de Alcaria, Lda. lançou recentemente uma nova gama de azeites destinados ao mercado gourmet, associando a sua qualidade há muito comprovada com novos aromas e uma imagem mais nobre. Assim, lançou 4 novos azeites virgem extra aromatizados com oregãos, 4 pimentas, trufa e ouro.

Encontre estes e outros azeites nas nossas prateleiras!...

Canadas Gourmet - infusões aromatizadas


"Amazónia", "Cubango", "Mississipi" e "Danúbio" são os nomes dos rios que dão nome à nova colecção de infusões da marca Canadas Gourmet. São infusões a base de chá verde e chá preto aromatizadas com petalas e botões de rosa, ananás, laranja e muitos outros aromas... criando uma sensação de bem estar e relaxamento que nos desperta os sentidos.

Venha experimentar e dê-nos a sua opinião!...